quarta-feira, 2 de junho de 2010

A falta de água em África

A escassez de água é uma realidade em todo o mundo, principalmente no centro-norte do continente africano.

A falta de água ocorre porque a quantidade das reservas (que eventualmente chegam ao fim) acaba. Para isso contribuem vários factores, como a constante e elevada procura na actualidade - pois a densidade populacional tem aumentado. Hoje, a oferta anual de água por pessoa é de 6.800 m³, enquanto que na década de 1950 a quantidade era de 16.800 m³.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as Nações que disponibilizam até 1,7 mil m³ de água por pessoa anualmente, encontram-se em situação de “stress hídrico”. Já os países que não conseguem disponibilizar uma quantidade maior que 1000 m³, vivem numa situação chamada de “grave penúria de água”.



No continente africano são vários os países que se enquadram numa das condições apresentadas, especialmente na parte centro-norte, onde o clima predominante é o árido e o semi-árido. Apesar dos países localizados ao sul do continente possuírem maiores reservas de água em relação ao norte, estes também apresentam "stress hídrico".

A região de maior concentração hídrica do continente africano está localizada no centro-oeste. Países como a República Democrática do Congo, República Centro Africana e Camarões possuem reservas em quantidade satisfatória.

O relatório emitido pelo Painel Intergovernamental Sobre Mudança Climática prevê que por volta de 2020 haverá de 75 a 250 milhões de pessoas em África sem acesso a água potável.

3 comentários:

FF disse...

É lamentável o sofrimento destas pessoas, especialmente as grandes caminhadas que elas têm que percorrer para alcançar água.
Bom trabalho aos 4.

Unknown disse...

Adorei este post e saiba que nós podemos ajudar também!!!!!
De um pulinho em meu blog depois para saber sobre o nosso projeto!
Abraços e já estamos te seguindo.
João Lemes

Anónimo disse...

copiou do site
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/escassez-agua-na-africa.htm